Funceme indica maior probabilidade de chuvas acima da média entre fevereiro e abril de 2023

O Ceará tem maior probabilidade de chuvas acima da média no trimestre de fevereiro a abril de 2023, segundo prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na sexta-feira (20/1), em evento no Palácio da Abolição.

Conforme o estudo, as probabilidades são de 50% para precipitações acima da normalidade, 40% em torno dela e 10% para chuvas abaixo da média climatológica. O prognóstico indica ainda, alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no estado.

O cenário previsto é resultado de modelos climáticos globais e regionais e com base em análises dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, os quais indicam, no oceano Pacífico equatorial central e leste, as condições que caracterizam o fenômeno La Niña.

Acompanhamento

O Governo do Ceará mantém um grupo de instituições coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), com a própria Funceme, a Companhia de Recursos Hídricos (Cogerh), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Cagece e também alinhado com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por exemplo, para acompanhar e avaliar o cenário hídrico no Estado.

Publicar comentário