Manchester City viu seu valor de mercado subir para 13% e atingir 1,5 milhão de euros. Assim, ultrapassou o Real Madrid, que liderava o ranking nas quatro edições anteriores. O time espanhol registrou queda de 4% no valor de marca, enquanto o clube inglês cresceu em 34% desde a pandemia do COVID-19. O Manchester também obteve a maior receita deste ano, um fator-chave em sua ascensão ao topo.
O Real Madrid, porém, continua sendo a marca de clube de futebol mais forte do mundo, de acordo com um score da Brand Finance, que considera investimentos em marketing, desempenho dos negócios e patrimônio das partes interessadas — com dados originais de pesquisa de mercado de mais de 10.000 torcedores de futebol na Europa, Brasil, China e EUA.
Top 10 marcas de futebol mais valiosas do mundo
- Manchester City, € 1,5 bilhão, ou R$ 7,9 bilhões
- Real Madrid, € 1,4 bilhão, ou R$ 7,3 bilhões
- Barcelona, € 1,37 bilhão, ou R$ 7,2 bilhões
- Manchester United, € 1,36 bilhão, ou R$ 7,1 bilhões
- Liverpool, € 1,36 bilhão, ou R$ 7,1 bilhões
- Paris Saint-Germain, € 1,13 bilhão, ou R$ 5,9 bilhões
- Bayern Munich, € 1,09 bilhão, ou R$ 5,7 bilhões
- Arsenal, € 906 milhões, ou R$ 4,7 bilhões
- Tottenham Hotspur, € 897 milhões, ou R$ 4,6 bilhões
- Chelsea, € 861 milhões, ou R$ 4,5 milhões
*Cotação é referente ao dia 5 de junho de 2023.