×

MEC pretende abrir 10 novos cursos de medicina e oferecer 600 vagas no Ceará

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e a ministra da saúde, Nísia Trindade, divulgaram nesta quarta-feira (4/10) as informações do edital que pretende abrir novos cursos de medicina em todo o território nacional. A medida busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o programa Mais Médicos. Para o ministro Camilo Santana, a iniciativa fomenta a descentralização dos cursos de medicina no Brasil. “Buscamos fortalecer o SUS e o programa Mais Médicos, concentrar a formação de médicos e profissionais, e garantir a qualidade da formação médica do País”, destaca.

A previsão é que o edital com as regras seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta, em edição extra. Só no Ceará, para minimizar a sobrecarga do serviço nas localidades, 10 novos cursos de medicina serão criado, oferecendo 600 vagas para os estudantes. Conforme o MEC, 97 municípios serão beneficiados com a ampliação da oferta. A seleção busca avaliar o projeto pedagógico, o plano de formação dos docentes e o plano de infraestrutura da instituição, para abrir novos cursos e expandir os já oferecidos por instituições públicas e privadas.

Mantenedoras de instituições educacionais devem apresentar os projetos para a instalação de novos cursos em todo o Brasil. A estratégia flexibiliza a retomada do exigido pela Lei do Mais Médicos.

Publicar comentário