Nova onda de calor deve castigar o Brasil em dezembro

Apesar de mais fresco que os meses imediatamente anteriores, dezembro de 2023 deve ter – assim como o restante do ano – temperaturas fora da curva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estimativa é que quase todo o país tenha uma temperatura para o mês um pouco acima do que é esperado (veja na imagem abaixo), inclusive com ondas de calor, como a prevista para começar nesta quinta-feira (14/12).

Essas temperaturas fora da curva são as chamadas de anomalias, que acontecem quando ficam acima ou abaixo do que é chamado de normal climatológica – um valor calculado com base nos dados de, pelo menos, 30 anos para determinar qual é o normal para aquele lugar em cada período do ano.

Além do aquecimento global, outro fator a explicar as temperaturas anômalas no curto prazo é o El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico. Foi o que aconteceu nos anos de 2009 e 2015, por exemplo, como mostra a animação, que esse fenômeno se apresentou de forma mais intensa.

E COMO VAI SER DEZEMBRO?

A previsão é que dezembro seja mais um mês com quase todo o Brasil registrando temperaturas acima do esperado. Veja na imagem abaixo a previsão do Inmet de onde deve houver temperaturas anômalas.

Quinze estados e o Distrito Federal (DF) devem sentir os efeitos da onda de calor entre esta quinta (14/12) e o domingo (17/12), segundo o Inmet. A Climatempo, por sua vez, indica que essa onda deve atingir 7 estados e o DF, mas por um prazo maior – até a próxima quarta-feira (20).

No entanto, a onda de calor deve ser menos quente do que a que vimos em novembro, por ocorrer às vésperas do verão.

Em novembro, estávamos no meio da primavera, que é uma estação seca, com pouca chuva e nuvens. Sem nuvens para frear a passagem do calor do sol e sem umidade, as temperaturas ficaram mais altas.

Agora, nos aproximamos do verão. Com isso, temos mais umidade, mais nuvens, o que faz com que o calor não seja tão intenso como o que vimos antes.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *