PIX bate todos os recordes de aceitação nas transações comerciais de 2023

De acordo com o Banco Central, ao longo de 2023, foram realizadas 41,9 bilhões de transações, movimentando R$ 17,2 trilhões. Os números representam um recorde desde o lançamento do Pix, em fevereiro de 2020. Segundo pesquisa do Sebrae, a modalidade é a preferida por 41% dos clientes dos pequenos negócios.

Levantamento feito pela instituição no segundo trimestre do ano passado aponta que as atividades econômicas de Economia Criativa e Artesanato são as que mais recebem pagamentos via Pix, com 63% e 62% respectivamente. No topo deste ranking também aparecem o segmento de Academias e atividades físicas (54%), Beleza (52%) e Turismo (50%).

De acordo com o Sebrae, a crescente adesão pelo empreendedor se deve ao fato de que o uso do Pix facilita os procedimentos de comercialização por ser um pagamento instantâneo, ajudando no fluxo de caixa do dono do pequeno negócio, permitindo, além disso, tomadas de decisões mais assertivas, como antecipar um pagamento ou negociar com fornecedores.

Outro benefício, é a possibilidade de atrair mais clientes, ao oferecer desconto da taxa cobrada pelas maquininhas, nos pagamentos realizados via pix, deixando clara a estratégia para o consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *