Receita Federal abre consulta à restituição residual do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (22/02) consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda para 208,3 mil contribuintes, entre prioritários e não prioritários. Eles receberão R$ 304 milhões. A consulta poderá ser feita no site da Receita ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. O lote contempla contribuintes que declararam o IR ou fizeram a declaração retificadora de anos anteriores no mês de fevereiro. Para receber, é preciso que o cidadão tenha direito à restituição e não cometa nenhum erro ao enviar o documento ao fisco.

Do total a ser pago, R$ 208,9 milhões são para contribuintes com prioridade garantida por lei, sendo 3.155 idosos acima de 80 anos, 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para efetuar a consulta, o contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Para fazer pelo portal da Receita é preciso acessar o site (www.gov.br/receitafederal) e clicar no quadro onde se lê “Meu Imposto de Renda”. Depois, ir em “Consultar a Restituição”. Pelo aplicativo basta abrir a ferramenta e informar a senha do cadastro no Gov.br. Na aba “Serviços do IRPF” selecionar a opção “Consultar Restituição”, depois informar o CPF, data de nascimento e ano da restituição em questão e depois clicar em “Consultar”.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda ou por Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, caso em que a conta for desativada, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito no Portal BB, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o pagamento não seja solicitado no prazo de um ano, é possível era agendar o depósito por meio do portal e-CAC, em “Declarações e Demonstrativos”. Depois, vá em “Meu Imposto de Renda” e clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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