Conta de luz, remédios e planos de saúde serão reajustados nos próximos meses

O início do ano é marcado pelo pagamento de diversos impostos, como o IPTU e o IPVA. Depois disso, os consumidores ainda podem enfrentar nos próximos meses o encarecimento de diversos serviços. Entre março e maio, os remédios, as mensalidades dos planos de saúde empresariais e as contas de energia elétrica terão os preços reajustados.

As contas de luz devem sofrer reajuste durante o mês de abril, em que a correção tarifária anual é instituída pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência deve aprovar ou não o percentual de reajuste solicitado pelas permissionárias – no caso do Ceará, a Enel Ceará. Em 2023, as contas de energia dos cearenses tiveram aumento médio de 3,06%. No caso das contas residenciais, o reajuste foi de 4,6%.

Os preços dos medicamentos passarão pelo segundo reajuste deste ano no Ceará. A partir de abril passará a valer o reajuste de 4,5% autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O índice, ainda não divulgado oficialmente, foi antecipado por Maurício Filizola, diretor do Sincofarma Ceará, entidade que representa as farmácias no Estado.

Os usuários dos planos de saúde também terão as mensalidades reajustadas nos próximos meses. Para parte dos planos coletivos, o reajuste deve ser divulgado até maio pelas operadoras, segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *