A luta do Ceará contra a febre aftosa

Ceará tenta ser estado livre da febre aftosa sem vacinação no futuro. Para isso, termina hoje a campanha de vacinas nos bovinos. Segundo o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, o Estado até ontem estava em 44% e deve alcançar ainda hoje até 70% de vacinados e declarados. Ele diz que como o prazo para declarar a vacinação vai até o dia 15 de maio, então há “muito otimismo” de cumprir a meta de 90% atribuída pelo Governo Federal.

Hoje o rebanho no Ceará é de 2.783.130 e Aguiar diz que já há no mercado mais de 3 milhões de vacinas e, destas, foram declaradas 1,6 milhão. Para ele, há indícios de que já houve a imunização, mas que o produtor ainda não declarou. A explicação é que o Estado tem o “controle total” de vacinas no mercado e das adquiridas. “No entanto, há um atraso nesse processo, porque muitas vezes, quando se vacina o gado, esquece-se de registrar”, frisa Aguiar.

Quanto às regiões de destaque nesta questão da vacinação, o presidente da Adagri cita o município de Itaitinga, que foi o primeiro a atingir 100%. Destacam-se: Chaval (89,43%), Antonina do Norte (89,05%), Senador Sá (88,96%), Eusébio (88,58%) e Alcântaras (87,78%).

Por outro lado, precisamos dar mais atenção e cuidado aos municípios menores, como Barroquinha, Itaiçaba, Uruburetama, Pacajus e Cruz, que estão abaixo de 10%.”

Fonte: O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *