Geração da própria energia avança em 7,5 mil conexões no Ceará em 3 meses

Mais 7,5 mil cearenses passaram a gerar a própria energia entre 1º de fevereiro e 30 de abril deste ano, segundo contabilizou a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar). Ao todo, são 81 mil conexões do tipo e um potencial em operação de 918 megawatts.

Os números, indica a ABSolar, posicionam o Estado entre os dez de maior potencial do País. Na prática, foram mais de R$ 300 mil investidos no Estado neste intervalo. Desde 2012, quando os sistemas de geração distribuída tiveram início, o montante aplicado no Ceará soma R$ 4,5 bilhões.

Esse movimento tem explicação no barateamento da tecnologia, principalmente porque o Ceará é polo de energia renovável no País e tem sido alvo de muitas empresas especializadas nesta modalidade, a chamada geração distribuída, o que eleva a competitividade local.

Mas engana-se quem opta pela geração própria como uma opção para escapar de apagões ou problemas com a distribuição de energia convencional. Os usuários com telhados de placas solares também precisam estar conectados na rede da Enel, no caso do Ceará, e não são imunes a quedas e oscilações de energia.

Fonte: O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *