Elmano recomenda ao eleitor analisar candidatos e votar livremente: “Vejam com quem eles andam”

O governador Elmano de Freitas (PT) foi perguntado sobre o envolvimento de candidatos a vereador e a prefeito com o crime organizado, situação identificada em todo o Brasil. O governante alertou que “não se pode generalizar”. Para Elmano, são poucos os casos que de fato existem. “O eleitor precisa avaliar bem as propostas, escolher quem pode melhorar a saúde, a educação, a estrutura e a cidade e votar com liberdade. Os criminosos estão sendo presos”, declarou, informando sobre prisões em Sobral e outros municípios. Claramente o governo mostrou ter o controle das ações da Secretaria de Segurança.

No centro do debate político da campanha municipal, colocaram a participação de facções como principal preocupação. Não é. A população convive com bandidos nas suas comunidades, em todas as classes sociais. A prioridade do eleitor é o emprego, o esgoto, a saúde, a educação e alguém honesto para cuidar do dinheiro público. É evidente que, em algumas comunidades das periferias, existe forte influência de facções, controladas por bandidos perigosos que tentam influenciar no voto do morador.

É sempre bom lembrar que o voto é livre e secreto, o membro de facção não tem acesso à cabine onde o eleitor vota. Após a eleição, divulgado o relatório das urnas, o líder da facção pode saber quem foi mais votado em sua comunidade e nada poderá fazer. Essa é a tese defendida pela área da segurança.

Na compreensão do governador, pode ser a última eleição com essa pauta fortalecida. O enfrentamento ao crime organizado só é possível a partir da junção de esforços de inteligência, de forma coordenada entre os entes federados.

Um comentário em “Elmano recomenda ao eleitor analisar candidatos e votar livremente: “Vejam com quem eles andam””

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *