O Brasil é uma das potenciais mundiais quando o assunto é produção de energia solar. Os investimentos no setor estão crescendo de forma expressiva nos últimos anos, o que tem possibilitado o aumento da capacidade de geração energética do nosso país.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil acaba de atingir 50 gigawatts de capacidade instalada de energia solar. Isso coloca o país em 6º lugar no ranking global, atrás apenas de China, EUA, Alemanha, Índia e Japão.
Investimentos bilionários estão promovendo o crescimento do setor
Atualmente, 33,5 GW são gerados por pequenos e médios sistemas no Brasil, sendo estas propriedades decentralizadas as principais responsáveis pelo potencial energético solar brasileiro. Já as grandes usinas solares adicionam 16,5 GW à capacidade total nacional.
De acordo com a Absolar, entre janeiro e outubro de 2024, foram instaladas 119 usinas solares no país, adicionando 4,54 GW à potência elétrica fiscalizada. A energia solar agora representa 20,7% da matriz elétrica brasileira, ocupando a segunda posição entre as fontes de energia, atrás apenas da hidrelétrica.
Desde 2012, o setor atraiu R$ 229,7 bilhões em investimentos e gerou R$ 71 bilhões em arrecadação fiscal. Além disso, contribuiu para a redução das emissões de gases de efeito estufa, evitando a liberação de 60,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂).
Fonte: Olhar Digital