A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizou até agora três captações de múltiplos órgãos no mês de dezembro, destacando-se duas delas com a doação de coração. A primeira captação ocorreu na segunda-feira (2/12), outra no domingo (8/12), e a terceira na quinta-feira (12/12).
Com os resultados alcançados, a Santa Casa de Sobral segue como o hospital do interior do Ceará e o terceiro hospital do estado em maior número de captações de múltiplos órgãos, ficando atrás apenas dos grandes centros de Fortaleza, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto José Frota (IJF).
Essas captações foram possíveis graças ao trabalho conjunto das equipes da Santa Casa, Hospital de Messejana, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Universitário Walter Cantídio, e também da Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran) e Coordenadoria de Gestão do Transporte da Saúde de Sobral, que atuaram em sincronia para viabilizar os procedimentos. Com esses três registros, a Santa Casa de Sobral alcança a marca de 15 captações de múltiplos órgãos realizadas em 2024, das quais três envolveram a doação de coração.