A Santa Casa de Misericórdia de Sobral celebrou, na quinta-feira (30/01), o centenário da chegada das religiosas Filhas de Sant’Ana ao hospital. A solenidade, realizada na Capela da instituição, contou com uma Missa em ação de graças, homenagens especiais e o descerramento de uma placa comemorativa. O momento marcou o início das comemorações do centenário do hospital que acontece em maio deste ano.
A celebração religiosa foi presidida pelo padre Francisco Edinardo Gomes de Oliveira e concelebrada por frei Sérgio Viana. Estiveram presentes diretores da Santa Casa, as irmãs que atualmente residem no hospital — Irmã Elza Melo da Silva, Irmã Marta Maria de Vasconcelos e Irmã Maria Suerda Araújo — as Filhas de Sant’Ana do Colégio Sant’Ana e do Murmúrio da Natureza, além de funcionários, pacientes e membros de diferentes congregações religiosas, como as Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e as Filhas da Caridade.
Ao final da Missa, as religiosas receberam um buquê de flores da direção do hospital, e uma paciente entrou com um bolo comemorativo, decorado com imagens de diversas irmãs que passaram pela instituição ao longo do século. O momento foi marcado pelo canto de parabéns entoado por todos os presentes.
O descerramento da placa comemorativa foi conduzido pelo diretor-geral da Santa Casa, Dr. José Ueides Fechine Júnior, pelo diretor técnico, Dr. Lizandro de Andrade Teles, e pelas religiosas Filhas de Sant’Ana que atuam no hospital.