O IDM (Índice de Desenvolvimento Municipal) traduz de forma consolidada a situação dos 184 municípios do Ceará, com base em 30 indicadores distribuídos em quatro dimensões: Ambiental, Economia, Social e Governança Pública. E quanto mais próximo de 1 (um), melhor posicionado está o município avaliado. Os dados estão no IDM Ceará/2022, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Sobral, Eusébio, Marco, Aracati, Jaguaribe, Alcântaras, Horizonte, Fortaleza, Tauá e Novas Russas são os dez municípios melhores posicionados no Ceará no ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM/2022).
Já os dez municípios com menores IDM (Global) em 2022 são (em ordem decrescente): Apuiarés; Monsenhor Tabosa; Chaval; Paramoti; São João do Jaguaribe; Tarrafas; Umirim; Tururu; Salitre e Missão Velha.
O eleitor, as besuntas das eleições deveriam consultar o IDM para saber se o prefeito realizou algo para melhorar a vida das pessoas e não votar por dinheiro, por pertencer a grupo político.
Fonte: Blog do Roberto Moreira