O papa Francisco, de 88 anos, dormiu a noite toda e continua descansando, informou o Vaticano no fim da madrugada desta terça-feira (4/3).
Fontes do Vaticano disseram à agência de notícias Associated Press que o pontífice também não precisa mais de ventilação mecânica e respira com auxílio apenas de oxigênio de alto fluxo pelas vias nasais.
Na segunda-feira (3/3), Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, de acordo com o Vaticano . Segundo o boletim, Francisco precisou de equipamentos para ajudar na respiração, mas sem necessidade de uma intubação.O pontífice apresentou esta mesma condição na sexta-feira (28/2).
Broncoespasmo é uma dificuldade aguda de respirar, que acaba provocando, na sequência, um episódio de vômito com inalação. Os médicos chamam essa aspiração do vômito de broncoaspiração.
Tanto no sábado (1º/3) quanto no domingo (2/3), Francisco não havia apresentado episódios de insuficiência respiratória aguda, problema que volta a ocorrer ao longo nesta segunda.
Fonte: G1