A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou em regime de urgência nesta quinta-feira (6/3), a mensagem do governador Elmano de Freitas (PT) que garante o reajuste salarial dos servidores públicos, militares, autarquias e fundações públicas em 5,83%.
A aplicação da revisão será de 4,83% retroativo a janeiro e será acrescido um ponto percentual, totalizando 5,83%, a partir de 1º de setembro de 2025, representando ganho real acima da inflação desde a data.
O Governo estadual estima que a medida impacte em mais de R$ 800 milhões beneficiando em torno de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. O Executivo chegou aos valores após negociações com sindicatos da categoria.
A categoria reivindicava a princípio reajuste de 8,67%, mas o governo afirmou que o índice era inviável. A reivindicação passou então a 6,64%, o que seria a reposição da inflação na gestão Elmano de Freitas durante o mandato, explicou Ravenna Guimarães, coordenadora-geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos do Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fuaspec), que reúne 42 entidades dos servidores públicos.