Após chuvas, Ceará encerra fevereiro com 44% das reservas hídricas acumuladas

Após as chuvas registradas no início deste ano, 16 açudes já sangraram em 2025 no Ceará. O Ceará finalizou o mês de fevereiro com 44,4% das reservas hídricas acumuladas nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes sangrando no estado são:

  1. Acaraú Mirim
  2. Arrebita
  3. Forquilha
  4. Jenipapo
  5. São Vicente
  6. Caldeirões
  7. Itapajé
  8. Gerardo Atibone
  9. Quandu
  10. São Pedro Timbaúba
  11. Cauhipe
  12. Germinal
  13. Maranguapinho
  14. Pesqueiro
  15. Tijuquinha
  16. Sucesso

O Açude Banabuiú atingiu 35% de sua capacidade. Já o Castanhão, maior reservatório do Ceará, que chegou a marcar apenas 2,1% de volume em 2018, atualmente acumula 27%. O Orós, segundo maior açude do estado, segue em situação mais confortável, com 60% da capacidade.

As bacias hidrográficas do norte do estado apresentam uma situação mais confortável, com volumes acima de 70% da capacidade total. No entanto, a situação ainda inspira atenção em regiões como os Sertões de Crateús, onde os açudes acumulam menos de 20%, e no Médio Jaguaribe, com volumes abaixo de 30%.

Fonte: G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *