O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (10/3) para comemorar os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), conforme publicado no jornal Diário do Nordeste no domingo (9/3). Esses dados destacam Sobral como um dos 10 municípios cearenses com melhores desempenhos econômicos no ano de 2024, último dos oito anos em que Ivo esteve à frente do executivo sobralense.
De acordo com o Ipece, Sobral, Eusébio e Marco lideram o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), que é medido a partir de quatro dimensões: economia, governança pública, social e ambiental. Para uma cidade ser considerada em alto nível de desenvolvimento, o índice deve ser superior a 0,700. Nesse sentido, apenas três municípios cumprem o requisito globalmente: Sobral (0,7545), Eusébio (0,7463) e Marco (0,7252).
Os dados publicados pelo Ipece contrastam com a declaração do atual prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, que no sábado (8/3), durante um evento no Beco do Cotovelo, afirmou que Ivo Gomes foi um péssimo gestor. Segundo Oscar, o ex-prefeito teria deixado um acumulado de dívidas e que o município deixou de receber recursos por falta de projetos. A divulgação do desempenho econômico de Sobral em 2024 reforça o debate sobre a gestão municipal e seus impactos no desenvolvimento da cidade, e mostra que Sobral viveu momentos áureos durante a gestão de Ivo Gomes, tido por muitos como o melhor prefeito de Sobral nos últimos anos.
Sobral prosperou, apesar do Ivo, e vai prosperar, apesar do Oscar.