Articulação da oposição no Ceará depende de cenário nacional

A oposição no Ceará faz movimentos em busca de uma articulação em comum. Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Luis Eduardo Girão (Novo) trabalham pela formação de um bloco. Ocorre que a principal peça do possível bloco, André Fernandes (PL), não demonstra qualquer entusiasmo. Nem ninguém no PL. Há alguns motivos para isso. Um deles é o fato de o PL ter saído da eleição em Fortaleza como uma das principais forças. Na oposição, é de longe a mais expressiva, pelo menos na Capital. Além disso, há o fator nacional, que será bastante determinante para as alianças no Ceará, particularmente na oposição.

Ano que vem haverá eleições estaduais e também federais. Capitão Wagner assumiu função no União Brasil nacional e deve se dedicar à articulação para uma possível candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Mas, a prioridade política para ele são as eleições no Ceará. Para Roberto Cláudio (PDT), a prioridade também é estadual. Não para André Fernandes ou o PL.

A prioridade do partido de Jair Bolsonaro (PL) é a eleição presidencial. O ex-presidente está inelegível, mas quem o partido lançar tende a ser competitivo. O PL buscará garantir palanque nos estados. A formação de um bloco de oposição que não tenha o PL como cabeça de chapa não dá essa segurança. O partido de Capitão Wagner trabalha para ter candidato próprio a presidente e atualmente compõe o ministério do governo Lula (PT). É pouco provável, hoje, que apoie o PL. O PDT de Roberto Cláudio também está no governo Lula e tende a apoiar a reeleição do presidente. O Novo teve candidato a presidente desde que passou a existir. Atualmente, tem o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como potencial concorrente.

Assim, quando Fernandes fala que o PL terá candidato próprio, não é apenas um arroubo de quem quer concentrar poder e espaço. Está afinado com o projeto nacional. E os colegas de partido no Estado estão sintonizados.

Erico Firmo, n’O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *