A Editora Contracorrente acaba de lançar o livro “Solidariedade Fiscal: desmistificando o nível de tributação e seu impacto no crescimento econômico” dos pesquisadores Pedro Humberto Bruno de Carvalho Junior, Claudia M. De Cesare e o sobralense Alexandre Cialdini, este, secretário do Planejamento e Gestão do Ceará.
A obra, segundo descreve site da editoria, procura desfazer o mito de que a carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, a partir da análise da arrecadação tributária e do gasto público brasileiro em comparação com outros 126 países.
Para os autores, a tributação é uma forma de contribuir para favorecer ambiente de negócios, atrair investimentos e acelerar o crescimento do país. Há ainda uma forte crítica à baixa qualidade da informação sobre a solidariedade fiscal que circula na mídia brasileira, que, em geral, defende a ideia de que reduzir tributos é promover desenvolvimento.
Os pesquisadores expõem de forma clara as limitações do sistema tributário vigente, com deficiências que impedem o aproveitamento do potencial de arrecadação e estimulam o processo de desigualdade da renda e riqueza. Em suma, trata-se de uma contribuição fundamental para o debate público sobre a solidariedade fiscal.
Para adquirir o livro, clique AQUI ao custo de R$ 75,00
Fonte: Blog do Eliomar de Lima