O Papa Francisco, de 88 anos, fez sua primeira aparição pública neste domingo, 6 de abril de 2025, após receber alta hospitalar há duas semanas devido a uma pneumonia bilateral. Durante a missa do Jubileu dos Enfermos e Agentes Sanitários na Praça de São Pedro, no Vaticano, o pontífice apareceu em uma cadeira de rodas e com auxílio de cânulas nasais de oxigênio. Ele saudou os fiéis presentes com um breve “Bom domingo a todos. Muito obrigado”, demonstrando uma voz ainda frágil, porém mais firme do que quando deixou o hospital em 23 de março.
Durante sua aparição, Francisco abençoou os fiéis reunidos e cumprimentou individualmente algumas pessoas posicionadas atrás do altar. Sua presença surpresa emocionou muitos dos presentes, que não esperavam vê-lo devido ao seu recente estado de saúde.
O Vaticano informou recentemente que o Papa apresentou “leves melhorias” em sua saúde, incluindo avanços na respiração, motricidade e uso da voz. No entanto, ainda não há confirmação sobre sua participação nas celebrações da Páscoa, previstas para 20 de abril, pois sua presença dependerá da evolução contínua de sua recuperação.
A aparição pública deste domingo marca um passo significativo na recuperação do Papa Francisco, que continua sob cuidados médicos e fisioterapia para garantir sua plena recuperação