Após uma manhã marcada por impasse e paralisação, os carros compactadores responsáveis pela coleta de lixo em Sobral voltaram a ter acesso à Central de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana por volta das 16h desta segunda-feira (14/4), após uma negociação entre a Prefeitura de Sobral e o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSRMS).
A entrada dos veículos havia sido impedida no início do dia devido à falta de repasses financeiros por parte da Prefeitura desde janeiro deste ano. O bloqueio gerou preocupação quanto à continuidade da coleta de lixo e os possíveis impactos à saúde pública.
Segundo informações apuradas, o acordo foi fechado após diálogo entre o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Sidcley Tavares, e a presidência do consórcio, representada pelo prefeito de Forquilha, Edinardo Rodrigues. Com o pagamento de uma parcela no valor de R$ 390.699,12 feita ainda na segunda-feira (14) e o compromisso de regularização das outras duas pendências, os caminhões foram autorizados a retomar o descarte dos resíduos.
O episódio acendeu o alerta para a necessidade de mais diálogo entre os entes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos da região e reforça a importância da pontualidade nos repasses para garantir a manutenção dos serviços essenciais à população.
Fonte: Sobral.com
Detalhe curioso foi que ainda queria mandar no consórcio CGIRS-RMS. Taí um mico do cem dia, setor público é bem diferente do privado, o zangão sugando os operários, taí mais outra historia.Vergonhoso
Acredito que o prefeito e seu grupo aprenderam a lição! Espero que como cidadão não tenha que ficar colocando o lixo pra dentro de casa, porque a coleta não passou no dia marcado.