
2028 já no horizonte político sobralense
Em meio ao turbilhão de fatos negativos que marcam os primeiros meses da gestão Novo Tempo — e à ausência de grandes novidades na administração que prometeu melhorar a saúde, ampliar a geração de empregos e atrair novas empresas — uma parte dos sobralenses já começa a olhar para a eleição de 2028.
Pode parecer cedo, é verdade. Mas nesta semana a página Nos Bastidores da Política, no Instagram — que não tem relação com a radialista Carla Torres nem com o programa homônimo da Rádio Tupinambá FM — publicou um card que chamou atenção: os nomes do senador Cid Gomes e do empresário e educador Lúcio Feijão foram citados como possíveis candidatos à Prefeitura de Sobral nas próximas eleições municipais.
Tanto Cid quanto Lúcio são figuras com forte articulação política e boa aceitação em Sobral e nos distritos, como Jaibaras, Jordão, Aracatiaçu, Rafael Arruda, Aprazível, entre outros.
Vale lembrar que a última eleição municipal em Sobral foi bastante apertada. O atual prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil) venceu com 52,42% dos votos válidos (65.138 votos), contra 47,58% (59.135 votos) da ex-governadora Izolda Cela (PSB). Foram 130.620 votos ao todo, sendo 124.273 válidos (95,14%), 2.797 brancos (2,14%), 3.550 nulos (2,72%) e 20.652 abstenções (13,65%).
Os correligionários de Oscar costumam contabilizar de forma diferente, comparando o resultado com a eleição anterior — quando o então candidato havia perdido para Ivo Gomes por 19.724 votos de maioria. Mas, na ciência política, o que conta são os votos de cada eleição, e não a soma ou subtração de desempenhos passados.
Entre análises e comentários nas redes, um recado ecoa: “galera do quinto andar, é hora de calçar as sandálias da humildade — quatro anos passam rápido, e 2028 já está logo ali.”, diz a postagem do Instagram.
Publicar comentário