Sobral registra saldo de apenas 65 vagas em outubro
Sobral encerrou o mês de outubro de 2025 com um saldo positivo de apenas 65 empregos formais, segundo dados do Novo Caged. O número é resultado de 13.966 admissões e 13.901 desligamentos, evidenciando um cenário de baixo dinamismo no mercado de trabalho do município.
O desempenho foi sustentado quase exclusivamente pelo setor de serviços, que criou 1.205 vagas líquidas e respondeu por mais de 90% de todo o saldo positivo do mês. Comércio (+83), construção civil (+61) e agropecuária (+5) também tiveram resultados positivos, porém em escala muito menor.

O grande ponto de preocupação está na indústria, extremamente dependente da força da Grendene, que por sua vez depende das oscilações da economia nacional e internacional. Em outubro, o setor industrial como um todo registrou um tombo expressivo de –1.289 vagas. Trata-se de um impacto forte o suficiente para quase anular os ganhos dos demais segmentos, reforçando a perda de ritmo do setor industrial ao longo de 2025.
Saldo por setor em Sobral — outubro/2025 (Novo Caged):
- Serviços: +1.205
- Comércio: +83
- Construção: +61
- Agropecuária: +5
- Indústria: –1.289
- Saldo geral: +65
O conjunto dos dados confirma um movimento que vem se repetindo ao longo do ano: Sobral gera muitas admissões, mas os desligamentos seguem praticamente no mesmo nível, resultando em saldos mensais baixos. O peso negativo da indústria, em particular, tem sido decisivo para impedir Sobral de alcançar posições de destaque no ranking estadual de geração de empregos.



Publicar comentário