×

Ceará reduz mortalidade infantil em 17,6%

O Ceará reduziu em 17,6% a taxa de mortalidade infantil (TMI) entre 2011 e 2024, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico Mortalidade Infantil e Fetal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). No período, a taxa passou de 13,6 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidos vivos em 2011 para 11,2 em 2024.

Segundo o boletim, nos anos 2011 a 2024, foram notificados no estado 21.221 óbitos em crianças menores de 1 ano, correspondendo a uma média de 1.542 óbitos/ano.

Uma das causas apontadas para essa redução, de acordo com a Sesa, são as iniciativas do projeto De Braços Abertos. Lançado em 2024, com o objetivo de organizar e qualificar os atendimentos nas diversas esferas da Atenção Primária, ele busca promover o cuidado integral e ampliar o acesso aos serviços.

Estruturado em três eixos — educação permanente dos profissionais, planificação da atenção à saúde e articulação regional da Atenção Primária —, o projeto tem atuação estratégica na linha de cuidado materno-infantil. “Ao fortalecer o pré-natal na Atenção Primária, por exemplo, conseguimos melhorar a detecção precoce dos riscos gestacionais, qualificar o cuidado ao parto e ao recém-nascido e, consequentemente, reduzir os óbitos infantis evitáveis”, explica Sheila Santiago, orientadora da Célula de Atenção Primária e Promoção da Saúde da Sesa

Publicar comentário