×

Ato Público da Guarda Municipal é retaliado pela administração ‘Novo Tempo’

O ato público mobiliado pela Guarda Municipal de Sobral, previsto para esta segunda-feira (9/12), em frente ao prédio da Prefeitura, foi esvaziado devido a uma intensa desarticulação patrocinada pela gestão Novo Tempo. Houve relatos de ameaças, mudanças inesperadas de grupamentos e escalas e orientações internas que acabaram minando a participação dos guardas municipais.

Enquanto isso, a gestão municipal ainda não apresentou qualquer justificativa para a exclusão da Guarda Municipal do reajuste aprovado pela Câmara, que garante a todos os servidores municipais o recebimento de, no mínimo, um salário mínimo nacional. A categoria — composta por 193 guardas com salário-base inferior ao mínimo — segue sem respostas.

Para agravar a situação, circula a informação de que o governo pretende alterar o plano de carreira, reduzindo a remuneração dos ciclos de subinspetores e inspetores para, somente assim, aplicar o mínimo como salário-base. Uma medida que, se confirmada, representa mais um retrocesso para quem já enfrenta anos de desvalorização.

Publicar comentário