Santa Casa de Sobral se destaca nacionalmente com redução da superlotação na Emergência
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral está entre os hospitais com melhores resultados no nono ciclo do projeto Lean nas Emergências, iniciado em 2024. O Ciclo 9 foi encerrado no final do mês de janeiro.
A iniciativa do Ministério da Saúde é executada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) e, na Santa Casa, foi realizada em parceria com o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O objetivo do projeto é reduzir a superlotação nos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos, por meio de uma metodologia que busca aprimorar a gestão, racionalizar recursos e otimizar espaços e insumos.
O principal indicador da metodologia Lean é o NEDOCS — sigla em inglês para National Emergency Department Overcrowding Scale (Escala de Superlotação do Departamento de Emergência), que mede o grau de superlotação do pronto-socorro e os riscos associados aos pacientes. Em menos de dois anos, a Santa Casa conseguiu reduzir o índice de superlotação de mais de 70% usado as ferramentas da metodologia Lean.



Publicar comentário