×

Embrapa e UFC desenvolvem IA capaz de detectar parasitas e verminoses em ovinos e caprinos

Uma inteligência artificial (IA) criada no Ceará para detectar parasitas, especificamente verminoses em rebanhos de ovinos e caprinos, conseguiu diagnosticar as doenças em 82% das amostras analisadas. Esse número reduz em, no mínimo, 30% a perda econômica causada com a morte de animais doentes.

O pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, que tem sede em Sobral, Marcel Teixeira, explica que a IA é fruto de uma parceria da empresa pública com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com ele, a ferramenta foi desenvolvida em meio ao recente interesse do Governo do Estado em investir na criação de um cluster halal para o mercado árabe de ovinos e caprinos.

Com o nome de StopVerme, a ferramenta começou a ser testada em outubro de 2025. Desde então, conseguiu resultados acima do esperado, com detecção de verminoses na maior parte das amostras avaliadas e 83% de precisão em análises posteriores.

O ganho econômico de 30% está relacionado ao fim das perdas no rebanho de criadores dos animais que acontecem em virtude da hemoncose. O pesquisador explica que, com a IA, é possível detectar mais rapidamente a doença para evitar a mortalidade de ovinos e caprinos, mantendo a produtividade.

Fonte: Diário do Nordeste

Publicar comentário