Caros amigos,

Tenho visto muita ignorância nas redes sociais e especialmente aqui no Facebook, de pessoas distorcendo avaliações cientificas e prognósticos estatísticos, desmerecendo, não quem as publica, mas a ciência e o bom senso. Para ficar em apenas um exemplo, vou me ater as previsões de casos confirmados e de possíveis mortes causadas pelo Covid-19.

De ontem pra hoje, após o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, um dos mais respeitados profissionais da medicina cearense, estipular cerca de 250 mortes por dia em Fortaleza no próximo mês de maio, pico da epidemia em nosso estado, uma série de comentários de profissionais formados na Universidade do Facebook, discípulos do Dr. Google, tentaram a todo modo distorcer a preocupação REAL que há com essa situação apavorante.

Os prognósticos NÃO significam que essas mortes se concretizarão, e é claro que todos os esforços são para que realmente não se concretizem. Ele toma como base os índices atuais e os projeta usando a CIÊNCIA, prevendo a mais sombria das situações. Não é que isso vá efetivamente acontecer. E se Deus quiser, não vai.

Agora, é duro, em tempos de isolamento social, onde temos mais tempo diante dos meios eletrônicos e das redes sociais, que poderiam ser utilizadas de forma mais coerente, nos depararmos com opiniões tão grosseiras, que terminam formando opinião para aqueles menos avisados, tornando-os mais apavorados, ou dissuadindo aqueles menos temerosos a quebrar o isolamento social, que é comprovadamente, por experiências mundo afora, a única solução para achatar a curva de contagio dessa pandemia, e DIMINUIR o número de mortos, que tenham certeza, não serão poucos.

Fiquem em casa!

Rubens Lima

Editor do Blog Sobral em Revista

Publicar comentário