UTIs do Ceará estão próximas da lotação

O estado do Ceará está próximo de atingir a lotação máxima dos leitos de UTI  locais por causa da internação de pacientes com coronavírus. De acordo com o governo estadual, nesta quarta-feira (15) a ocupação esteve entre 80% e 85%. Na véspera, o índice havia chegado a 88%.

O Ceará é o terceiro estado do país com mais infectados, com  2.291 casos, atrás apenas de São Paulo e do Rio. Foram registradas 124 mortes no estado até agora.

A situação do Ceará provocou reunião emergencial do comitê científico do consórcio de estados do Nordeste nesta quarta-feira.

– Como presidente do consórcio do Nordeste, queria prestar solidariedade ao estado do Ceará que hoje entrou numa situação crítica porque chegou ao esgotamento de seus leitos públicos – afirmou o governador da Bahia, Rui Costa, durante uma live nas redes sociais.

O governador do Ceará, Camilo Santana, disse, em uma live transmitida pelas redes sociais, que já foram instalados em três semanas 169 novos leitos de UTI no estado. O objetivo do governo é chegar a 700, mas para isso são necessários respiradores.

Camilo afirma ainda que está tentando negociar com a China para que sejam enviados rapidamente 700 aparelhos já comprados. O governo também pede para que a população passe a procurar atendimentos antes do agravamento da infecção para que não seja necessária a internação imediata em UTI. Também reforça os apelos pelo cumprimento do isolamento social.

Fonte: O Globo

Publicar comentário