×

Ciro busca alternativas para manter bom desempenho em pesquisas

O pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT) se move no tabuleiro visando as disputas presidenciais de 2022. Pesquisa divulgada na sexta-feira (23), da parceria EXAME/IDEIA mostra o candidato do PDT como a melhor opção daqueles que querem uma via alternativa ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). Ele teve 9% das intenções de voto.

Aliados do pedetista acreditam que Ciro vai precisar se movimentar ainda mais para ganhar uma porção maior dos votos do chamado centro. O passo mais ousado foi dado esta semana, quando o PDT anunciou que o marqueteiro João Santana será o responsável pela comunicação do partido e de suas principais lideranças.

João Santana é um expert quando o assunto é conquistar novos eleitorados e ganhar eleições. Ele foi o homem forte das campanhas de Lula (2006) e Dilma (2010 e 2014). Com exceção da última, seus candidatos venceram com relativa folga.

Mas Ciro precisará de mais. O consenso entre aliados ouvidos pela revista Veja, por exemplo, é que Ciro terá que agradar setores à direta e à esquerda para seguir com chances. O grupo político de Ciro mantém conversas com partidos como PSD, Cidadania, Pros, PP e PL, em busca de firmar apoios que lhe rendam tempo de TV durante a campanha eleitoral e aliados de peso nos palanques.

Muito do desempenho eleitoral de Ciro gira em torno de como ele vai aglutinar essas forças e de como seu grupo vai reagir com a polarização entre Bolsonaro e Lula, até o momento, os donos dos melhores desempenhos nas pesquisas.

Fonte: O Otimista

Publicar comentário