×

Governo do Ceará apresenta ações do Previo e faz balanço do Ceará Pacífico em Sobral

Um dia de discussões e para pensar como deve ser feito o enfrentamento à violência no estado. Foi assim que o Governo do Ceará apresentou, nesta terça-feira (10), na Escola de Saúde Pública de Sobral, durante o Encontro Cidade Viva – Sobral, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). Com participação da governadora Izolda Cela, o evento promoveu a aproximação e a integração das instituições, órgãos e setores da política pública municipal e estadual que atuam na prevenção da violência em Sobral.

“O que é bom de ver nesse projeto é exatamente a integração, os processos integrativas entre os órgãos. Porque é assim que nós podemos efetivamente cuidar para que diminuamos os casos de violência”, destacou a governadora Izolda Cela, frisando o papel do Estado no trato com os jovens.

O PReVio conta um investimento de US$ 65 milhões (cerca de R$ 345 milhões) e tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, além de reduzir vulnerabilidades e violências para públicos específicos. O Programa está sendo levado para os dez municípios mais populosos do Ceará e Sobral é um destes.

Os outros municípios contemplados são Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Quixadá. Entre as estratégias do programa, está o incentivo a ações que fortaleçam o planejamento e a gestão municipal da segurança e contribuam para a prevenção comunitária da violência, incluindo a violência doméstica, de gênero e juvenil, com estimativa de beneficiar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+. Os dez municípios contemplados, inclusive, concentram 60% dos homicídios de adolescentes e jovens do Ceará.

O PReVio integra o Pacto por um Ceará Pacífico, nstituído pelo Governo do Estado do Ceará em 2015 como uma política pública intersetorial e interinstitucional entre os órgãos e instituições que atuam na Segurança Pública e na Rede de Proteção Social, na perspectiva da corresponsabilização institucional e social pela problemática da violência no estado do Ceará.

Publicar comentário