IFCE Sobral expande seu compromisso com a Economia Solidária ao aderir ao Programa Ecosol

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) por meio da Pró-reitora de Extensão está expandindo seu compromisso com a Economia Solidária ao aderir ao Programa Ecosol: Ciranda Formativa Norte e Nordeste/Manoel Quirino. Recentemente, os representantes dos Campi Sobral e Jaguaribe no programa estiveram em Brasília para participar da Formação de Coordenadores do Programa de Qualificação em Economia Popular no âmbito do Manuel Quirino – PQM.

Os coordenadores locais, Dra. Cristiane Saboia e Dr. Felipe Rocha, colaboram na construção coletiva da formação que visa oferecer 160 vagas para o Curso Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários. Este curso destina-se a grupos informativos, associações, cooperativas, incubadoras sociais, coletivos urbanos e rurais da Economia Solidária. O lançamento do edital está previsto para este mês de julho, com seleção interna de professores e monitores do IFCE, e externa para Educador Infantil. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada um dos campi em Sobral, Paracuru e 80 para Jaguaribe. Os alunos selecionados receberão uma bolsa de até R$ 1.200,00 ao longo dos 4 (quatro) meses de capacitação.

As aulas em Sobral ocorrerão no período da tarde, de terça a sexta-feira, de agosto a novembro. Em breve, serão abertas as inscrições para o processo seletivo. Para mais informações, os dados podem entrar em contato com a profa. Cristiane Saboia, Juliana Liberato Coordenadora de Extensão do Campus de Sobral pelo e-mail cristianesaboiaifce.edu, em Paracuru profa. Andrea Moura e Sâmela Alves Assistente de Administração, em Jaguaribe procurar a profa. Efigênia Alves atual Coordenadora do PMQ em Jaguaribe e Elenira Firmo Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus de Jaguaribe.

Esta iniciativa reforça o compromisso do IFCE em promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável através da formação em Economia Solidária, capacitando indivíduos e fortalecendo empreendimentos comunitários em diversas regiões do país.

É importante destacar que a unidade gestora no Norte e Nordeste é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, com a Pró-Reitora Ms Nivea de Santana Cerqueira, a Coordenação dos sete Estados do Nordeste e dos três do Norte são com a profa. Ms. Alba Valéria Neiva, que acompanham a oferta das 1440 vagas e no subgrupo regional Ana Paula de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

O PMQ detém um recurso de R$ 4.6 milhões para o Norte e Nordeste e é uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) executado por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) e da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (SEMP), estes recursos advém do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O objetivo principal é o fortalecimento das Iniciativas de Economia Popular e Solidária e na construção de redes produtivas fundamentadas nos princípios da autogestão, cooperação, sustentabilidade ambiental, organização popular e na valorização da dinâmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *