Por que tudo tem um porquê!!!

A postagem publicada AQUI pelo Blog Sobral em Revista repercutiu bastante nas últimas horas, nas rodas de política e grupos de whatsapp da Princesa do Norte. Inúmeras mensagens chegaram ao Editor. Algumas elogiando os nomes, outras dizendo que se tratava de blefe. Ora, os bons jornalistas não revelam suas fontes (não que eu seja um bom jornalista), mas nada do que foi escrito ali estava fora de contexto. Se não Vejamos.

1) O nome de Luciano Linhares é sim o mais cotado para assumir a chefia de gabinete do prefeito eleito Oscar Rodrigues. Ele foi, ao lado do deputado Moses Rodrigues, o principal artífice da campanha, e conquistou prestígio para assumir tal função. Na sua sombra, apenas Zezão Ibiapina, que desempenha a função de chefe de gabinete do deputado Oscar na Assembleia Legislativa.

2) Oscar Rodrigues já disse em emissoras de rádio pós eleição que dará oportunidade para que os primeiros suplentes do União Brasil e do MDB possam assumir a vereança. Para que isso aconteça, alguns vereadores eleitos precisam assumir secretarias municipais. O advogado Francisco Quariquasi (UB) tem competência de sobra para ocupar a Procuradoria Geral do Município, assim como o engenheiro Hermenegildo Souza Neto (MDB) tem para ocupar a secretaria de Infraestrutura. Citei o vereador Mário Victor (UB) como um nome especulado para o Esporte e Juventude, mas depois soubemos que ele ficará na Câmara Municipal, e é um nome forte para assumir a presidência da Casa.

3) Quando citados os nomes de Gladstone Ponte e Elisa Angélica para Desenvolvimento Econômico e Educação, respectivamente, estão sendo levados dois fatores bem expressivos além da competência in contest de ambos. Primeiro o parentesco, sobrinho e irmã do prefeito eleito, segundo o bom trânsito que ambos tem nas áreas citadas. Gladstone, apesar dos 40 e poucos anos, tem larga experiência empresarial, e dialoga fácil com os diversos setores econômicos da cidade. D. Elisa é de muito uma referência na educação sobralense, inclusive com passagem pela Secretaria Municipal de Educação, antes da era Ferreira Gomes.

4) A citação do nome do Sargento Ailton também não foi em vão. Policial Militar da reserva, tem passagem pelo Poder Legislativo, é fiel aos Rodrigues desde sempre, e possui as prerrogativas para ocupar o cargo, sem restrições. Seu nome tem sido muito citado em postagens nas redes sociais.

5) Não se engane quem pensa que a vice prefeita Imaculada Dias Adeodato será coadjuvante no novo governo municipal. Com forte participação na campanha, sendo por vezes porta-voz do candidato a prefeito, ela terá papel de destaque da administração, e como não dá para ter dois ‘prefeitos’, uma secretaria de relevância como a do Desenvolvimento Social, dará a oportunidade de protagonismo no que Imaculada gosta, que é tá perto do povo.

6) Por fim, a mais emblemática das indicações feitas na postagem, a do nome do ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner Souza, para a pasta da Saúde. Primeiro, Moses e Oscar são bem próximos a Wagner no comando do União Brasil. Wagner acaba de sair de mais uma mal sucedida campanha para prefeito de Fortaleza, sem contar o insucesso na campanha para o Governo do Estado. Com a chegada ao comando da quinta maior cidade do Estado, já existe em meio aos mais apaixonados (que agora depois da vitória cresceram exponencialmente) a ideia de que o deputado Moses Rodrigues será o nome do União Brasil para disputar o governo do Estado em 2026. Com Wagner debaixo da asa em Sobral, Moses poderá dar as cartas no partido a nível estadual e assim viabilizar de forma mais fácil a tão sonhada oportunidade de ser candidato ao Governo.

Após a publicação dessa postagem, as críticas virão novamente, mas espero que não sejam de robôs, e nem de neófitos na política movidos a amor novo, mas sejam abalizadas no contraditório (apesar de que em nenhum momento escrevi afirmando ser esse o futuro, que afinal a Deus pertence).

Publicar comentário