Pesquisa divulgada pela CNT/MDA mostra que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) lidera as intenções de voto para presidente da República em cenário sem a presença de Lula (PT) e Bolsonaro (PL).
O ex-ministro está à frente do ministro Fernando Haddad (Fazenda, PT) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Sem o presidente Lula nem Bolsonaro, Ciro tem 19,7%. Na sequência vem Haddad (16,2%), Tarcísio (14,4%), Pablo Marçal (14%), Ronaldo Caiado (5,4%) e Romeu Zema (4,5%).
Com o ex-presidente Bolsonaro inelegível, a corrida para a disputa presidencial deixa dúvidas também sobre a efetivação da candidatura de Lula, o que abriria caminho para uma terceira via nas eleições de 2026.
Bolsonaro deverá enfrentar uma ação penal pela chamada trama do golpe. Já Lula, aproximando-se dos 80 anos de idade, está com a pior avaliação dos seus três mandatos.
A pesquisa também aponta que 35% dos eleitores preferem por um candidato fora da polarização entre petistas e bolsonaristas, aumentando o peso da terceira via para as eleições de 2026.
Brancos e nulos foram 15,7%, enquanto indecisos somaram 10,1%.
Fonte: O Otimista