O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou, durante lançamento do Pacto Cearense pela Primeira Infância, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), nesta segunda-feira (7), que o Ceará tem o desafio de ser uma referência nacional em políticas públicas concretas voltadas às crianças e aos adolescentes. Elmano fez uma saudação ao ex-governador e hoje senador, Cid Gomes (PSB), por projetos iniciados em sua gestão, e lembrou da continuidade executada pelo hoje ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
“A minha vinda [ao evento] pessoal é para deixar muito clara a decisão política do governador e da vice-governadora [Jade Romero] de que o Estado do Ceará está de mãos dadas, com decisão política, para fazer o máximo para garantirmos às nossas crianças e adolescentes um futuro e um presente com muito mais oportunidades”.
Além de Elmano e Jade, participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB), e o senador Cid Gomes (PSB). “Nós temos o desafio não apenas de pensar as ideias. O Ceará tem o desafio de se transformar em referência de ação concreta para as crianças e adolescentes do País. Esse Estado tem um plano estadual para a primeira infância, mas também tem 184 planos municipais para as nossas crianças e adolescentes”, disse Elmano, na oportunidade.
O Pacto Cearense pela Primeira Infância objetiva fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, especialmente para crianças de 0 a 6 anos. Para isso, o TCE Ceará está mobilizando instituições públicas e privadas.
O TCE Ceará também fará o lançamento regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância. Nesta fase, serão convidados os gestores públicos das seguintes regiões: Sertão Central, Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Cariri, Sertão de Crateús, Ibiapaba e Litoral Norte. As atividades ocorrerão nos meses de abril, maio e junho.