Bets gastam R$ 630 mi em patrocínios no Brasileirão
Mesmo em meio a um noticiário cheio de polêmicas, as bets não param de crescer no Brasil, inclusive, continuam dominando a publicidade no esporte mais importante para o brasileiro, o futebol. Elas estão em inúmeros tipos de publicidade nos estádios, nomeando competições e estampando as camisas dos principais times brasileiros, algo que vem chamando cada vez mais a atenção de políticos como Fernando Haddad, Ministro da Fazenda.
19 dos 20 times brasileiros tem patrocínios de bets
Só para ter ideia, dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro Série A, elas estão patrocinando 19 destes times, o único que não tem nenhuma forma de patrocínio de “bets” é o Cuiabá. Os clubes brasileiros ganham bastante com isso, somados, estes patrocínios totalizam anualmente R$ 630 milhões, com alguns times tendo espaços em suas camisas realmente disputados e até tendo contratados aumentados, como o do Flamengo.
Estas parcerias para as “bets” são muito bem-vindas, já que vinculam suas campanhas de marketing aos jogos onde oferecem apostas esportivas, promovendo também slots online populares que estão ficando cada vez mais comuns no cotidiano do brasileiro. O valor investido atualmente vindo das bets, para os times brasileiros é bem alto, já que em 2023 este valor pouco passava de R$ 333 milhões, mostrando que a corrida por estas parcerias é realmente acirrada.
Investimentos cresceram 89% em relação em 2024
Isto significa um aumento em torno de 89% em relação ao ano passado. Os contratos que puxaram este alto investimento foram os firmados por clubes como o Flamengo, Corinthians e Vasco. Existem outros patrocínios que merecem destaque, como os do Fluminense e São Paulo, que tem como patrocinador master a Superbet, mostrando que os investimentos podem ser agressivos.
Falando em patrocínio master, que é o espaço de maior destaque nos uniformes de times de futebol, também na série A do Brasileirão são as bets que dominam, sendo o patrocinador master de 15 dos 20 clubes da elite. Entretanto, esta grande visibilidade tem preocupado nomes importantes ligados ao governo, como Fernando Haddad, o seu ministério inclusive é o que cuida dos assuntos ligados às bets.
Publicidade em torno das bets pode ser restringida
Ele falou no começo de outubro em uma reunião do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que é urgente a necessidade de tomar uma decisão em relação ao tema. Inclusive, não está descartada a hipótese da publicidade das bets ser bem restrita, já que ele disse que tratará o assunto como trata os cigarros, podendo até diminuir tempos de publicidades.
Caso isto atinja os times de futebol, eles levarão muito tempo para recuperar estes grandes investimentos, pois não tem outro mercado a altura gastando tanto. Não é de se estranhar que até 2025 já exista uma decisão sobre a publicidade das bets, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, também é outro que disse que este assunto deve ser discutido em breve.
Regras de publicidade podem ser definidas ainda este ano
Atualmente este setor passa por grandes mudanças, onde as casas de apostas interessadas em trabalhar no Brasil estão se adaptando às várias regras estipuladas pelo governo. Enquanto isso, o Ministério da Fazenda, através da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) continua a “pavimentar” o setor, criando as regras que entrarão em vigor em definitivo a partir de janeiro de 2025.
Parte da regulamentação foi adiantada para outubro, onde o governo deixou somente operantes no Brasil, as casas de apostas com solicitação no SIGAP (Sistema de Gestão de Apostas). Porém nada impede que as ainda interessadas em trabalhar no Brasil façam registro posteriormente, porém podem esperar um prazo de até 180 dias para terem seus pedidos analisados.
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